Como lavar travesseiro: dicas para higienizar, secar e clarear

Se alguém te perguntasse sobre o estado de higienização do seu travesseiro, você saberia dizer? Considerando que passamos em média 8 horas por dia deitados nessas superfícies, a verdade é que elas podem se tornar uma grande comunidade de ácaros, bactérias e outros microrganismos. Saber como lavar travesseiro, de fato, é uma questão de saúde

Muitos não sabem, mas a durabilidade média dos travesseiros é de 2 anos – isso se houver os cuidados adequados. Quer esteja ou não na hora de trocar o seu, conhecer o modo de fazer a limpeza adequada é essencial. Confira nossas dicas! 

Como lavar travesseiro: primeiro, verifique o material

como lavar travesseiro

Assim como acontece com as roupas, a lavagem adequada dependerá do material de composição do travesseiro. Microfibra, penas de ganso, plumas, espuma, viscoelástico (conhecido como “travesseiro da NASA”)… muitos desses materiais podem ser lavados na máquina, mas outros exigirão lavagem à mão e até mesmo lavagem a seco

Vale lembrar que a recomendação é que os travesseiros sejam higienizados a cada 6 meses. Com o tempo, eles vão absorvendo o suor, secreções e oleosidade, o que causa a proliferação de microrganismos e manchas. 

Como lavar travesseiro na máquina? 

Afinal, dá para lavar travesseiro na máquina? A resposta é sim. Aqueles que são feitos de penas, plumas e poliéster podem ser colocados no eletrodoméstico sem maiores problemas. No entanto, é importante ter alguns cuidados específicos, como o uso de sabões mais delicados e a correta secagem. Veja como: 

1. Antes de tudo, retire a fronha ou capa protetora dos travesseiros, que devem ser lavadas separadamente; 

2. Deposite os travesseiros verticalmente na máquina, afundando-os na água (se a lavadora tiber abertura frontal, é só colocá-los sem maiores cuidados). O ideal é lavar dois por vez;

3. Prefira o uso de sabão de coco, líquido ou neutro;

4. Ao invés do amaciante, uma dica é apostar no vinagre branco, que é capaz de amaciar os travesseiros sem danos e sem acúmulo de produtos;  

5. Ajuste a máquina no ciclo delicado; 

6. Evite a centrifugação e as máquinas secadoras. O ideal é deixar que os travesseiros sequem em ambiente ventilado por cerca de 2 a 3 dias. Nessa etapa, tenha cuidado: a secagem completa é fundamental. 

O travesseiro tem manchas? Tome nota desta dica! 

Para travesseiros manchados, uma dica caseira é fazer uma solução de sabão líquido e água oxigenada, aplicando-a diretamente sobre as manchas antes de colocar na máquina. Depois, é só lavar conforme o passo a passo acima. 

Saiba Mais: Como limpar tapete: dê adeus para as alergias 

Como lavar travesseiro na mão? 

Para fazer uma higienização mais delicada, a lavagem à mão é mais adequada. Esse procedimento também é indicado para os travesseiros de espuma em geral (como os feitos de látex e poliuretano)

Vale lembrar que, em geral, as informações sobre a lavagem correta constam nas etiquetas. Não deixe de checar! 

Para lavar à mão, retire a fronha e a capa protetora e deixe o travesseiro de molho por até uma hora, se necessário. Para mergulhá-lo, prepare uma solução de vinagre, bicarbonato de sódio e água. Esses ingredientes irão clarear e retirar grande parte da oleosidade do tecido. 

Em seguida, lave o travesseiro com sabão em barra (de preferência neutro), esfregando delicadamente com as mãos. Enxágue em abundância para extrair bem os produtos. Depois, deixe secando em área ventilada por ao menos um dia. Lembre-se de que ele deve secar totalmente! 

Leia Mais: Como lavar roupa rápido: 7 dicas para poupar seu tempo

Como lavar travesseiro de pena? 

Essa é uma das dúvidas mais comuns sobre o assunto! Como mencionamos, os travesseiros de pena podem ser lavados na máquina, no ciclo delicado e preferencialmente com o uso de sabão líquido e neutro. 

Como lavar travesseiro da NASA? 

Os chamados travesseiros da NASA são feitos de viscoelástico e, devido à sua composição, devem idealmente ser higienizados em lavanderia

Se você quiser arriscar uma lavagem em casa, não deixe de conferir a etiqueta para verificar as instruções e evitar danos ao seu travesseiro! 

Sem ácaros e poeira: cuidados extras com os travesseiros 

Nas noites de sono, passamos cerca de 8 horas em contato direto com os travesseiros. Transpiração, resquícios de pele, saliva: tudo isso é “absorvido” pelo tecido ao longo do tempo, criando o ambiente ideal para a multiplicação de microrganismos. 

Sem o devido cuidado, os travesseiros acabam se tornando um terreno fértil para o surgimento de diversos problemas de saúde, incluindo alergias, rinite, sinusite, asma e dermatites. Veja alguns cuidados extras para o dia a dia: 

Deixe arejar e retire o excesso de poeira 

Além da lavagem propriamente dita, aproveite o momento diário de arrumar a cama para “bater” os travesseiros e remover o excesso de poeira. Deixá-los arejando em local fresco e ventilado de tempos em tempos também é recomendado. 

Atenção: contrariando uma crença comum, não é indicado expor os travesseiros ao sol. O excesso de calor favorece a proliferação de ácaros!

Troque semanalmente a roupa de cama 

Trocar as fronhas (e toda a roupa de cama) uma vez por semana é outra medida importante para manter seus travesseiros bem higienizados. Lembre-se de que você passa uma boa parte do tempo na cama – seu descanso e sua saúde merecem cuidado! 

Saiba Mais: Saiba como lavar edredom: guia prático em 5 passos 

Respeite o prazo de lavagem e troca dos travesseiros 

Como mencionamos no início do artigo, a lavagem dos travesseiros deve ser realizada 2 vezes ao ano, ou seja, semestralmente. A essa limpeza mais profunda, é bom intercalar os cuidados de arejamento com mais frequência. 

Quanto à troca por travasseiros novos, o prazo indicado costuma variar conforme cada fabricante. De maneira geral, recomenda-se substituir os objetos a cada 2 anos. Depois desse tempo, 1/3 da composição do travesseiro já é formada por ácaros mortos, ácaros vivos e as fezes desses microrganismos – mesmo com o uso de capa protetora!

Use capa protetora 

As capas protetoras possuem interior impermeável, o que impede a passagem de umidade e previne os ácaros. Além disso, há opções de capas com ação anti-bactérias, o que aumenta também a durabilidade do seu travesseiro. 

Fique atento: as capas devem ser lavadas com a mesma frequência das fronhas, de uma a duas vezes por semana

Conte com a Lavemcasa para uma higienização completa dos seus travesseiros! 

A lavagem caseira demanda tempo, cuidados específicos e paciência para que seja realmente eficiente – e ainda assim pode haver danos ao tecido e falhas de limpeza. Para uma higienização completa e profunda dos seus travesseiros, contar com o serviço profissional de uma lavanderia faz toda a diferença. 

A Lavemcasa conta com planos e preços especiais no segmento de cama, mesa e banho, promovendo todos os cuidados para remover microrganismos, eliminar manchas/odores e fazer a assepsia completa.Vale lembrar que buscamos e entregamos suas peças em casa.  Baixe nosso app e conheça os benefícios! 

E então, gostou das dicas? Agora que você já sabe como lavar travesseiro do jeito certo, confira nosso guia com 5 técnicas eficazes para limpar colchão!

Para entendermos melhor o que você precisa, venha conversar com um de nossos especialistas aqui pelo whatsapp.

Quando quiser a ajuda de um serviço profissional de lavanderia com delivery para cuidar das suas roupas pode contar com a gente. Clique aqui em lavar agora e agende a coleta e entrega das suas roupas limpas e passadas. Para economizar use o código BLOG e ganhe 5% de desconto ! 

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!