Como tirar bolinhas do casaco: técnicas simples para resolver e evitar o problema

Na hora de tirar os casacos do armário (ou mesmo da máquina de lavar), nada é mais frustrante do que encontrar as temidas bolinhas no tecido. Afinal de contas, esses pontinhos dão uma textura desagradável à peça, sem falar no aspecto de gasto e antigo que acaba com a beleza da roupa. Mas será que é possível remediar a situação? Como tirar bolinhas do casaco

Vamos lá: o problema ocorre devido ao atrito entre as fibras do tecido durante o uso e principalmente na lavagem. No processo de esfregar, bater, centrifugar e até entrar em contato com o sabão em pó, as fibras podem se soltar e se tornar visíveis na superfície, formando os nós de tecido que chamamos de “bolinhas”. 

Nesse sentido, a boa notícia é que você pode lançar mão de alguns truques para resolver o problema, além de tomar os devidos cuidados para evitar que ele aconteça. Confira a seguir! 

Como tirar bolinhas do casaco: 6 métodos fáceis e eficazes 

Pente fino 

Sim, o pente fino pode ser um grande aliado quando o assunto é como tirar bolinhas do casaco. Como as cerdas do pente são bem unidas, passá-las pelo tecido é capaz de remover as incômodas pontinhas salientes, deixando a superfície lisa. 

Esse método, no entanto, é mais efetivo para as bolinhas maiores: as menores, que ficam bem rente ao tecido, podem “resistir” à técnica. 

Fita adesiva ou rolo adesivo 

Muito usados para retirar pelos e fiapos das roupas, a fita e o rolo adesivos também podem ser boas pedidas para acabar com as bolinhas. Não tem mistério: para enrolar a fita nos dedos e pressionar toda a extensão do casaco (ou passar delicadamente em toda a extensão do tecido, no caso do rolo). 

Pedra-pomes 

Por essa você provavelmente não esperava! A pedra-pomes, que tem uma superfície porosa e é muito utilizada para esfoliar os pés, é mais um item da lista que é poderoso para tirar as bolinhas e, mais uma vez, os pelos do tecido. 

Vale lembrar, afinal, da função dessa pedra, que é capaz de gerar descamações sem agredir. De toda forma, passe a pedra no tecido do casaco com delicadeza, com movimentos contínuos e no mesmo sentido. A tendência é que as bolinhas e os pelos se “desprendam” – depois, basta retirá-los com as mãos. 

Aparelho “papa-bolinhas” 

O papa-bolinhas ou tira-bolinhas, como não poderia deixar de ser, é um pequeno aparelho movido a pilhas e especialmente pensado para a função. Na prática, ele funciona como um “aspirador” no tecido – além das bolinhas, também é útil para remover pelos e fios do casaco. 

Lâmina de barbear (com muito cuidado!) 

A dica da lâmina de barbear para tirar bolinhas do casaco é bastante comum, mas é importante fazer uma ressalva: a técnica funciona, mas exige MUITO cuidado. Se você fizer muita força ou mesmo for descuidado no processo, as chances de danificar e rasgar o tecido são altas! 

Em primeiro lugar, deve-se usar uma lâmina nova, que esteja bem afiada. Depois, estique bem o casaco sobre uma superfície reta, garantindo que o tecido fique plano (isso impede acidentes e cortes indevidos na peça). 

Por fim, vá passando a lâmina nas bolinhas com o máximo de cuidado e delicadeza. Com a ação, a lâmina vai acumulando os fios proeminentes, que podem posteriormente ser removidos com a mão. 

Lixa de unha 

Eis mais um objeto facilmente encontrado em casa e que é um caminho em se tratando de como tirar bolinhas do casaco: a lixa de unha. 

Valer, porém, fazer o mesmo alerta que fizemos para a lâmina: sem os devidos cuidados, você vai acabar desfiando ou danificando o tecido do seu casaco

A lixa funciona como uma pequena vassoura: com o passar a parte áspera no tecido, as bolinhas e fiapos vão se acumulando em montinhos, que você pode retirar facilmente no final. 

Bolinhas nunca mais: como evitar o problema nos casacos e roupas em geral? 

Para aumentar a durabilidade e prolongar o aspecto “novo” das peças, não basta saber como tirar bolinhas do casaco: é preciso evitar o problema. Acredite: alguns cuidados práticos e rápidos no dia a dia podem fazer maravilhas pelo tecido das suas roupas favoritas. 

Acompanhe as dicas: 

Aposte na lavagem manual sempre que possível e necessário 

Algumas peças simplesmente não podem ser lavadas na máquina. Determinados tecidos são delicados e podem já adquirir as temidas bolinhas na primeira lavagem. Lã, tricô, linho, seda e até o algodão mais frágil são exemplos de fibras que podem se desgastar nas lavadoras: o ideal é higienizar manualmente e com água fria. 

Ainda que a roupa possa ser lavada na máquina, esse cuidado é sempre uma forma de garantir que não haverá estragos no tecido. 

Vire as peças pelo avesso 

Outro truque simples e valioso para prevenir o surgimento das bolinhas e fiapos é sempre virar as peças do avesso antes da higienização. 

Isso porque o atrito provocado pelos movimentos da máquina é um dos principais vilões desses desgastes nas fibras – com o tecido do lado contrário, é possível reduzir bastante as chances de bolinhas. 

Tome nota: essa dica vale para todos os tipos de tecido e até mesmo para as lavagens à mão! 

Prefira o sabão líquido 

como tirar bolinhas do casaco
Créditos: freepik

Ao contrário do sabão em pó, que é mais agressivo e abrasivo, o sabão líquido é uma melhor escolha para uma lavagem mais delicada e que gera menos impactos nas fibras do tecido. 

Use sacos protetores 

Os sacos protetores próprios para lavagem também são sempre uma opção interessante para minimizar os atritos e desgastes. Muito usados na higienização de lingeries, eles são igualmente úteis para evitar bolinhas em casacos e  tecidos mais frágeis.

Fica a dica: se não tiver um saco protetor específico em casa, você pode usar uma fronha antiga e amarrá-la com um nó.  

Não exagere no número de peças na máquina 

Este é um erro bastante comum: com a intenção de poupar tempo e otimizar a limpeza das roupas, coloca-se muito mais peças na máquina do que a capacidade máxima do eletrodoméstico. 

Com o excesso de peças, o resultado é um atrito mais intenso na lavagem, o que aumenta as chances de formação de bolinhas. Além disso, esse descuido também pode danificar seriamente a lavadora. 

Por fim, vale lembrar que contar com um serviço profissional de lavanderia é sempre o melhor caminho para atender às necessidades de cada tecido com o máximo de cuidado. 

Agora que você sabe como tirar bolinhas do casaco, conheça o funcionamento e as vantagens da lavanderia delivery, uma forma de facilitar a rotina e garantir a durabilidade das suas roupas! 

Créditos da imagem de destaque: topntp26

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!