Como tirar cheiro da geladeira: 7 estratégias para acabar com o mau odor

 

Este certamente é um dos incômodos mais comuns em casa: mau odor na geladeira. Aqui no blog, já falamos de dicas para organizar e higienizar o eletrodoméstico. Muitas vezes, porém, nem uma limpeza caprichada dá conta de remover completamente o problema! Afinal, como tirar cheiro da geladeira de uma vez por todas? 

Além de lançar mão de truques eficientes contra o mau odor, é de fato necessário ficar de olho na limpeza, no degelo (se a geladeira não for frost free) e na correta conservação dos alimentos. Limpar corretamente a borracha da porta, por exemplo, é algo negligenciado por muitas pessoas. 

Acompanhe a leitura e saiba mais! 

Afinal, o que causa o mau cheiro na geladeira? 

 

como tirar cheiro da geladeira
Créditos: bearfotos

Além da falta de limpeza geral do próprio eletrodoméstico (que deve ser realizada ao menos uma vez por mês), os cheiros desagradáveis na geladeira ocorrem devido a comidas mal conservadas ou com validade vencida que estão ali. 

Ao permanecer por mais tempo do que deveriam ou estarem mal armazenados na geladeira, os alimentos começam a entrar em processo de decomposição, liberando gases no mínimo mal cheirosos

É preciso lembrar, ainda, que determinados alimentos já têm cheiro forte por si sós. É o caso de peixes e outros frutos do mar, cebola, queijos, carnes, alho e ovos cozidos, por exemplo. 

Certos legumes e verduras também têm um aroma pronunciado quando estão cozidos, como repolho, brócolis e couve-flor. 

Vale destacar que, quando o assunto é como tirar cheiro da geladeira, devemos pensar também no congelador, que pode reter mau odor e exige os mesmos cuidados de limpeza e manutenção. 

Leia Mais: Limpeza de cozinha: 8 truques imperdíveis 

[rock-convert-cta id=”4741″]

Como tirar cheiro da geladeira? 7 estratégias que funcionam 

1. Armazene os alimentos do jeito certo 

Antes de tudo, cheque se você está armazenando os alimentos adequadamente. Essa inclusive é a solução para a questão dos alimentos com cheiro forte, como vimos acima. 

Para eles (frutos do mar, cebola etc), use sempre potes de fechamento hermético e prefira guardá-los separadamente, sem misturar com outros alimentos

As outras comidas também devem ser armazenadas em potes e embalagens bem fechados, evitando vazamentos. Usar recipientes transparentes é interessante para facilitar a visualização. 

Fica a dica: os alimentos perecíveis/que “perdem” mais rápido devem ser guardados na frente das prateleiras para consumo rápido. Isso evita que eles acabem esquecidos (e estragados) nas profundezas da geladeira! 

2. Receita de limão + café 

Em um recipiente, esprema o suco de um limão e coloque uma colher de pó de café, fazendo uma mistura. Coloque o conteúdo na geladeira e deixe por até 3 dias. 

A solução costuma já resolver o problema no primeiro dia! 

Leia Mais: Como limpar azulejo de cozinha: veja 9 truques fáceis 

3. Vinagre de álcool ou bicarbonato após a limpeza da geladeira 

Essa é um truque para finalizar a limpeza da geladeira, higienizando e livrando o eletrodoméstico de mau odores. 

Depois de limpar e antes de voltar com as gavetas, prateleiras e grades para o lugar, passe um pano umedecido em uma solução de uma parte de vinagre de álcool para 3 partes de água no interior da geladeira. 

É possível também substituir o vinagre de álcool pelo bicarbonato nessa mesma receita. Ambas funcionam bem!  

Leia Mais: Como secar roupa no inverno: 9 truques para agilizar o processo

4. O clássico (e eficaz) café 

Essa é provavelmente o truque caseiro mais clássico em se tratando de como tirar cheiro da geladeira. E não por acaso: é simples e realmente funciona! 

Basta deixar um recipiente cheio de café em pó fresco na geladeira (café em grãos também é eficaz!). Para potencializar o efeito, um truque é usar uma vasilha ou recipiente mais largos, o que facilita a absorção do mau odor. 

O café pode ser deixado por mais tempo na geladeira. Troque mensalmente!

Leia Mais: Aprenda como lavar casaco de lã batido: passo a passo simples

5. Como tirar cheiro da geladeira com carvão ativado

O carvão ativado é bastante poderoso para remover o cheiro da geladeira. Inclusive, é uma ótima solução se outros truques não funcionarem! 

Em primeiro lugar, vale destacar que o carvão ativado é um produto específico, não devendo ser confundido com o carvão convencional (de churrasco). O item pode ser encontrado casas de produtos naturais e farmácias, dentre outros locais. 

Coloque algumas unidades do carvão ativado em um pratinho, bandeja ou recipiente dentro da geladeira – você pode trocá-lo a cada 3 dias, até que o mau cheiro seja eliminado. Nesse meio tempo, tente abrir a geladeira o mínimo possível. 

6. Maçã em pedaços 

Aqui vai uma dica super fácil e natural. É só cortar uma maçã em pedaços e distribuí-los pelos cantos da sua geladeira. Deixe por no máximo 2 dias (se preciso, repita o processo). Vale a pena tentar! 

Leia Mais: Saiba agora como lavar roupa preta (sem perder a cor) 

7. Essência de baunilha 

Essa dica não apenas afasta o mau cheiro, como também perfuma sua geladeira (isso se você for um fã da fragrância de baunilha, é claro). É importante destacar, porém, que o truque só funciona se houver uma limpeza prévia do eletrodoméstico. 

Para a receita, você vai precisar embeber um algodão com a essência. Primeiro, coloque um algodão novo em um recipiente pequeno. Adicione então uma colher de sopa de essência de baunilha. 

Em seguida, é só levar o recipiente aberto para sua geladeira e deixar que ele faça sua mágica. A misturinha não precisa ser trocada! 

Por fim, é fundamental ressaltar a importância de fazer a limpeza completa do eletrodoméstico (pelo menos uma vez por mês!). Sem esse primeiro cuidado super importante, nenhum truque de como tirar cheiro da geladeira realmente funciona!

Antes da higienização, não se esqueça de esvaziar todo o conteúdo, além das grades, gavetas e prateleiras, se forem móveis. Se for preciso, lembre-se também de fazer o degelo periódico do aparelho.

Esperamos que nossas dicas de como tirar cheiro da geladeira sejam úteis e tragam bons resultados. Aproveite para conferir também 7 truques de economia doméstica para cortar custos em casa

Para entendermos melhor o que você precisa, venha conversar com um de nossos especialistas aqui pelo whatsapp.

Quando quiser a ajuda de um serviço profissional de lavanderia com delivery para cuidar das suas roupas pode contar com a gente. Clique aqui em lavar agora e agende a coleta e entrega das suas roupas limpas e passadas. Para economizar use o código BLOG e ganhe 5% de desconto ! 

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!