Como tirar mancha de tinta da roupa: guia de soluções práticas

 

Renovar a casa, trocar a cor das paredes, reformar um móvel, se dedicar às artes, propor uma brincadeira para as crianças… muitos são os motivos que podem dar vazão à dúvida angustiada: como tirar mancha de tinta da roupa

Se determinados tipos de tinta geram mais dificuldades e exigem produtos específicos, outros podem ser solucionados de forma simples e rápida. Seja como for, vale a pena ficar atento ao tipo do tecido manchado e evitar produtos de limpeza abrasivos, como água sanitária e cloro. Tome muito cuidado para não danificar suas peças! 

A seguir, reunimos truques caseiros eficazes para te ajudar no processo, incluindo dicas para remover manchas de tinta de parede, a óleo, guache e até de cabelo. Confira! 

Como tirar mancha de tinta da roupa: dicas para tinta de parede 

Respingou tinta de parede na sua roupa? Calma, acontece! Aqui, a primeira providência é saber qual é o tipo da tinta em questão, verificando a descrição na lata do produto. Pode ser tinta à base de água (de remoção mais simples) ou a óleo (mais difícil de tirar). Muitas vezes, há instruções do próprio fabricante sobre o método de remoção, então fique atento. 

Outro ponto importante é o tecido da peça. Fibras mais delicadas e sintéticas não lidam bem com produtos fortes e abrasivos (como químicos e solventes). Por sua vez, as roupas jeans, por exemplo, são bem mais resistentes. 

Vamos ao passo a passo: 
Antes de tudo, aja rápido! Mesmo que você não tenha os produtos disponíveis em casa ou onde estiver, é possível fazer um pré-tratamento rápido da mancha;

  1. Remova o excesso da mancha com um papel toalha e uma espátula, tomando cuidado para não espalhar e danificar as fibras; 
  2. Antes de lavar a peça normalmente, utilize um sabão em barra (de coco ou neutro) umedecido em água sobre a mancha, esfregando-o suavemente no tecido até remover uma boa parte da tinta. Se necessário, utilize uma escova de roupas. Vale lembrar que essa técnica é eficiente para manchas de tinta à base de água, ok? 
  3. Para manchas de tinta de parede a óleo, o ideal é usar tira-manchas especializados, como tíner e solvente. Se não tiver esses produtos em casa, outra possibilidade é usar um pano levemente úmido em álcool (se a mancha de tinta estiver seca, aposte no álcool isopropílico). Lembre-se, porém, de verificar as instruções da etiqueta para saber se o tecido tolera o uso do produto; 
  4. Após a remoção da mancha, deixe a peça de molho em água morna (mais uma vez, desde que o tecido tolere a temperatura!) e sabão comum por cerca de 20 minutos; 
  5. Após o tempo de imersão, esfregue possíveis resquícios da mancha de tinta, finalize com a lavagem manual ou lave a roupa na máquina. 

Como tirar mancha de tinta da roupa: dicas para tinta a óleo/acrílica 

 tinta a óleo ou acrílica

Créditos: Bilge Can Gürer por Pixabay 

Se você gosta de se dedicar a trabalhos artísticos com pintura, é provável que faça uso de tinta a óleo ou acrílica. Vale lembrar que esse produto conta com um óleo secante na pigmentação justamente para promover uma secagem lenta (o que permite que o pintor possa corrigir seu trabalho). 

Entretanto, na prática, essa tinta mancha tecidos com muita facilidade. Em primeiro lugar, como já mencionamos, é preciso remover o excesso com uma espátula, colher ou papel absorvente. 

Em seguida, é possível apostar nas seguintes soluções: 

Sumo de limão 

Para manchas menores de tinta a óleo, o limão costuma trazer bons resultados. Primeiro, descasque a fruta e amasse até extrair o sumo da casca. O líquido obtido deve ser aplicado na mancha (vale esfregar a própria casca levemente no tecido). 

Depois, basta deixar agindo por alguns minutos e finalizar com a lavagem normal da peça. 

Detergente e água quente

Como tem efeito desengordurante, o detergente também é uma boa pedida para retirar tinta a óleo. Nesse caso, é só aplicar uma quantidade significativa do produto sobre a mancha e deixar de molho por alguns minutos em água quente. Ao fim, você pode utilizar uma esponja macia para ajudar na remoção dos resquícios. Lave como de costume. 

Atenção: mais uma vez, lembramos que é importante verificar se a peça “aceita” altas temperaturas! 

Leite integral 

Sim, o leite pode ser um aliado quando o assunto é como tirar mancha de tinta da roupa! Isso porque a bebida possui gordura, umedecendo a mancha e diluindo os pigmentos da tinta oleosa. 

Aqui, basta aplicar um pouco de leite integral (precisa ser o integral, certo?) sobre a área manchada e deixar agindo por um período. Por fim, remova as partículas de tinta com uma esponja/espátula e lave normalmente com sabão neutro. 

Vale notar que álcool, solvente e tíner também são eficientes para retirar nódoas de tinta a óleo. 

Confira também ? Aprenda como tirar mancha de gordura da roupa com dicas simples 

Como tirar mancha de tinta da roupa: dicas para tinta guache 

Créditos: Andrew “Donovan” Valdivia on Unsplash

Crianças e “sujeira” de tinta guache são uma combinação e tanto, não? Apesar da diversão do momento criativo, o resultado pode ser muitas peças manchadas e um certo desespero. Mas não há motivo para preocupação – esse tipo de produto costuma ter uma remoção muito mais simples. 

Veja nossas dicas: 

  • Sabonete branco: se a mancha ainda estiver úmida, molhe um sabonete branco e esfregue-o com suavidade no tecido sujo de tinta guache. Quando uma boa quantidade de espuma for formada, deixe a peça de lado por cerca de 15 minutos e enxágue. Se preciso, repita o procedimento; 
  • Acetona: sim, trata-se do mesmo produto para remoção de esmaltes. Nesse caso, aplique a acetona com um algodão na mancha, esfregando com cuidado até que a tinta saia. Depois, é só lavar como de costume. O produto não é indicado para peças mais delicadas, certo? 
  • Vinagre branco: o vinagre é mais indicado para as peças sujas de guache que já foram higienizadas com água e sabão – mas a mancha ainda persiste. Aqui, é só molhar um algodão no produto e esfregar com suavidade no tecido. 

DICA EXTRA:  para manchas de tinta guache em roupas brancas, você pode usar um pouco de lysoform. Tenha em mente, porém, que o produto é forte – faça um teste em uma pequena área do tecido antes do uso! 

Como tirar mancha de tinta da roupa: dicas para tinta de cabelo 

Ao pintar os cabelos, é comum manchar a roupa com a tinta e os tonalizantes. Nesse caso, alguns truques simples podem ser de grande ajuda para resolver o problema: 

Detergente e bicarbonato 

Juntos, esses dois produtos formam um ativo poderoso na remoção de manchas – mesmo se a tinta de cabelo já estiver mais seca ou “antiga” na roupa. 

Em um recipiente, misture partes iguais de detergente de cozinha e bicarbonato, misturando-os até formar uma pasta. Depois, esfregue a solução sobre a mancha, abrangendo toda a sua extensão. Para finalizar, deixe agir por 5 minutos, enxágue a peça e deixe secar naturalmente. 

Água oxigenada 

A própria água oxigenada utilizada para pintar o cabelo pode entrar em cena para ajudar na remoção das manchas de tinta. No entanto, destacamos que, como no caso do lysoform, o ideal é testar um pouco do produto em uma pequena área escondida da peça, garantindo que não haverá danos ou ainda mais manchas com o uso desse produto tão forte. As roupas mais delicadas não suportam bem esse método, ok? Tenha muita cautela!

Utilizando luvas protetoras, aplique um pouco da água oxigenada sobre o tecido manchado. Com uma escova de cerdas macias para roupa, esfregue a área com delicadeza até que a mancha saia completamente. Por fim, enxágue e deixe secar. Pronto! 

Como podemos perceber, as manchas de tinta não são o “fim do mundo” – mas é fundamental lançar mão de cuidados no uso de produtos, na temperatura da água e nos tipos de tecido envolvidos. Caso não haja precaução, é possível que você acabe com roupas danificadas e/ou mais manchadas do que estavam antes! 

Por esse motivo, embora os truques caseiros funcionem, o ideal é contar com os serviços especializados de uma lavanderia profissional, especialmente no caso de manchas mais profundas e de peças mais delicadas. Dessa forma, você garante a durabilidade da roupa e a remoção completa de nódoas e sujeiras. 

E então, gostou das dicas sobre como tirar mancha de tinta da roupa? Conte conosco para a higienização completa das suas peças com o máximo de eficiência e praticidade

Para entendermos melhor o que você precisa, venha conversar com um de nossos especialistas aqui pelo whatsapp.

Quando quiser a ajuda de um serviço profissional de lavanderia com delivery para cuidar das suas roupas pode contar com a gente. Clique aqui em lavar agora e agende a coleta e entrega das suas roupas limpas e passadas. Para economizar use o código BLOG e ganhe 5% de desconto ! 

Créditos da imagem de destaque: russn_fckr on Unsplash

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!