Consumo de máquina de lavar: saiba como calcular e economizar

 

Muito falamos, aqui no blog, sobre a adoção de práticas sustentáveis, incluindo a preservação de recursos naturais ao economizar água e energia. Além de ecológica, essa preocupação também é econômica. Você sabe, por exemplo, como calcular o consumo de máquina de lavar

De fato, a lavadora de roupas é um dos eletrodomésticos que mais pesam na conta de luz, especialmente se também houver a função secadora. Quem tem famílias maiores ou faz um uso mais frequente do aparelho pode sentir bastante diferença no orçamento mensal! 

A seguir, te ajudamos a calcular seu consumo com a higienização de roupas em casa e lançar mão de boas práticas para realizar a tarefa com o melhor custo-benefício. Confira! 

Consumo de máquina de lavar: como calcular? 

consumo de maquina de lavar
Créditos: katemangostar

Saber quanto gasta uma máquina de lavar, assim como os demais eletrodomésticos da casa, é uma medida importante não só para conseguir economizar nas despesas, mas também para fazer previsões e planejamentos financeiros.  

Nesse cenário, para fazer o cálculo do consumo de máquina de lavar, é importante destacar que a medida de identificação do consumo energético é o quilowatts-hora (kWh). Esse índice também é o que vai fornecer a base para o gasto em reais, ou seja, o custo que consta na conta de luz mensal. Vamos lá: 

Cálculo dos kWh 

Essa conta considera o gasto energético do aparelho em horas, assim como o tempo do mês em que ele está funcionando. Uma geladeira, por exemplo, permanece ligada 24 horas por dia, todos os dias do mês. 

Para qualquer eletrodoméstico, o cálculo dos quilowatts-hora mensais é o seguinte: 

Potência do equipamento (W) x Número de horas utilizadas por dia (h) x número de dias de uso por mês / 1000 = consumo em kWh/mês. 

Dessa forma, é preciso multiplicar a potência do aparelho pelas horas de uso no dia e o número de dias de uso no mês. O resultado dessa multiplicação deve ser dividido por mil. 

Na prática, supondo que estamos investigando o consumo de um chuveiro de potência 5.500 watts (potência média), que é ligado cerca de 1 hora por dia, 30 dias por mês, o cálculo é 5.500 W x 1 hora/dia x 30 dias/1000 = 165 kWh/mês. 

Cálculo do consumo de máquina de lavar em reais 

Com o valor do gasto em quilowatts em mãos, fica muito simples prever o gasto que virá na conta de luz do mês. 

Para isso, é só multiplicar o consumo médio mensal em kWh pela tarifa cobrada pela sua concessionária local. 

Para usar o mesmo exemplo acima (do chuveiro que gasta 165kWh/mês), suponha que a tarifa de uma determinada região é de R$0,70, ou seja, cada kWh vale 70 centavos. 

Nesse caso, a conta será 165kWh x 0,70 = R$115,50. 

Qual é o consumo médio dos modelos de máquina de lavar? 

De maneira geral, a potência das máquinas de lavar roupa tem uma variação média de 400 a 800 watts. Já o consumo de um ciclo de lavagem completo gira em torno de 0,35 a 0,70 kWh (duração média de 1h10). Esse gasto, vale lembrar, depende da potência do aparelho. 

É importante destacar que as lavadoras que usam água quente têm um acréscimo no gasto de energia: são cerca de 0,5 kWh a mais a cada ciclo de lavagem. 

Os modelos que também são secadoras são um caso à parte. A própria potência desses aparelhos é maior, indo de 4000 a 5000 watts. Nesses casos, o consumo por hora fica entre 4 e 5 kWh, aproximadamente. 

O que gasta mais energia: tanquinho ou máquina de lavar? 

Outra dúvida bastante comum diz respeito à batalha tanquinho vs máquina de lavar. Afinal, qual dos dois consome menos? 

Como se pode imaginar, o tanquinho tem um mecanismo mais simples e menos recursos que a máquina de lavar – e por isso ganha no quesito economia. De menor porte e funcionamento semiautomático, o tanquinho costuma ter uma capacidade máxima de 10kg, gastando de 0,9 a 0,15 kWh por ciclo de lavagem. 

Em contraposição, um modelo mais simples de máquina (de até 10 kg) gasta cerca de 0,31 kWh por ciclo. 

Quanto de água gasta uma máquina de lavar? 

Pois é, mas e a água? Agora que já tratamos quanto de energia gasta uma máquina de lavar, é interessante falar também desse outro recurso natural que tem impacto importante (na natureza e no orçamento da casa). 

Aqui, é importante ter em mente que o consumo vai variar conforme a capacidade de lavagem do eletrodoméstico. Veja: 

  • Lavadoras menores, de até 10 kg: média de 82 a 135 litros de água por ciclo;
  • Lavadoras de 11 – 12 kg: média de 82 a 168 litros por ciclo;
  • Lavadoras de até 17 kg: média de 98 a 197 litros.  

Economia de água e energia: dicas para reduzir o consumo de máquina de lavar 

  • Planeje e higienize o máximo possível de peças por ciclo de lavagem, cuidando para não sobrecarregar a máquina. Dessa forma, o uso de água e energia é otimizado;
  • Usar água quente na lavagem aumenta o consumo do equipamento. Para reduzir o gasto energético, prefira água fria;
  • Não exagere no uso de sabão e amaciante. Com a dosagem indicada desses produtos, a máquina de lavar não precisará repetir o enxágue, sem danos para o cuidado com as roupas;
  • Reaproveite a água que sobra do enxágue sempre que possível. Ela pode ser usada para lavar a varanda ou o piso do quintal, por exemplo. 

Economia e praticidade: aposte no serviço de lavanderia 

Muita gente não sabe, mas a opção por lavar as roupas em uma lavanderia vai muito além da praticidade: o serviço também é mais sustentável, além de ter bom custo-benefício. 

Um levantamento realizado pela ANEL (Associação Nacional de Empresas de Lavanderia) e pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) revelou que higienizar roupas na lavanderia acarreta 21% de economia de energia elétrica e 40% de redução no consumo de água. 

Além da economia nas contas de casa, vale lembrar que contratar uma lavanderia também isenta os gastos com sabão, amaciante e outros produtos utilizados para a limpeza de roupas. 

Considerando o consumo de máquina de lavar e as demais despesas (e que muitas lavanderias têm oferecido planos personalizados de acordo com a demanda de cada perfil de cliente), contar com o serviço costuma valer muito a pena. 

E aí, tirou suas dúvidas sobre o consumo de máquina de lavar? Esperamos que este artigo seja útil! Aproveite para saber como funciona e por que contratar uma lavanderia delivery! 

Para entendermos melhor o que você precisa, venha conversar com um de nossos especialistas aqui pelo whatsapp.

Quando quiser a ajuda de um serviço profissional de lavanderia com delivery para cuidar das suas roupas pode contar com a gente. Clique aqui em lavar agora e agende a coleta e entrega das suas roupas limpas e passadas. Para economizar use o código BLOG e ganhe 5% de desconto ! 

Créditos da imagem de destaque: freepik

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!