7 dicas de economia doméstica para cortar custos

Que tal dar uma boa enxugada nas contas? Para quem está buscando economizar ou mesmo lutando contra um orçamento familiar apertado, as dicas de economia doméstica são grandes aliadas. 

Vale lembrar: os benefícios de cortar custos de maneira inteligente vão além de cobrir as despesas (e as dívidas) com mais tranquilidade. Com um bom planejamento, é possível também investir o dinheiro extra em outras fontes, como a compra de um bem de consumo e cursos de aperfeiçoamento, por exemplo. 

Para te ajudar nessa jornada, listamos 7 dicas de economia doméstica para equilibrar as finanças e cortar custos em casa. Tome nota! 

Finanças em dia: 7 dicas de economia doméstica para reduzir despesas

dicas de economia domestica
Créditos: freepik

1. Comece organizando a vida financeira 

Não há corte de gastos e nem economia sem uma primeira atitude essencial: organização. Você sabe, exatamente, onde você gasta seu dinheiro? Colocar todos os gastos no papel e investir no planejamento são preceitos indispensáveis da economia doméstica. 

Faça um levantamento de todas  as entradas e saídas do orçamento familiar, identificando gastos fixos e variáveis. O controle do cartão de crédito também deve entrar na análise! 

2. Enfrente (e pague) suas dívidas 

Este é um assunto delicado, mas que não pode ser adiado. Encarar suas dívidas de frente, quer elas estejam controladas ou não, é outro mandamento básico das dicas de economia doméstica. As dívidas, inclusive, devem ser o primeiro foco do dinheiro economizado. 

Se for seu caso, o primeiro cuidado é fazer uma planilha com o valor total devido, o número de parcelas (as que faltam e as que já foram quitadas), o valor total que ainda deve ser pago e o valor da taxa de juros mensal. 

Com isso, será possível saber quais dívidas são prioritárias e como organizar seus pagamentos. Lembre-se: aquelas que possuírem as maiores taxas de juros devem ser pagas primeiro, evitando que o valor continue a acumular. 

A depender da dívida, você pode solicitar parcelamento facilitado ou desconto no valor para pagar à vista. Estude as possibilidades! 

3. Classifique seus gastos por prioridade 

Com a relação de todos os seus gastos mensais em mãos, classifique-os por importância – definindo desde o que é indispensável até o supérfluo. A partir dessa prioridade, será possível saber quais despesas são menos relevantes e podem ser riscadas do orçamento sem maiores problemas

Em geral, custos comuns que podem ser cortados são serviços de assinatura, a exemplo de canais de streaming, revistas e jornais que não são lidos, TV a cabo, planos de telefonia e outros. Seja sincero com suas necessidades e prioridades! 

4. Elabore um cardápio semanal

Como não poderia deixar de ser, o desperdício deve ser combatido ao máximo. Para lançar mão da economia doméstica, o planejamento vale não somente para as finanças, mas também para a cozinha! 

Aqui, a dica de ouro é: experimente elaborar um cardápio para a semana. Dessa forma, você economiza no supermercado, compra somente o que precisa, reduz os gastos com delivery e evita refeições fora de casa.  

Esse planejamento ainda traz a vantagem de poupar tempo, já que você já saberá exatamente o que preparar para as refeições e poderá se programar. Uma maneira interessante de otimizar a rotina é ter um dia da semana definido para ir às compras e cozinhar, congelando os pratos da semana inteira. 

5. Priorize os alimentos da estação 

Quando o assunto é a alimentação, outra excelente estratégia para evitar desperdícios é preferir os produtos da estação na hora de ir ao mercado e planejar o cardápio. Afinal, frutas, verduras e legumes sazonais são mais baratos e costumam apresentar mais qualidade.

Para aliar economia e pratos mais saborosos, tire um tempo para pesquisar quais são os alimentos e safras da época!

Vale lembrar, ainda, que a preferência por produtos frescos (ao invés de industrializados) também é mais vantajosa para o bolso. Além dos menores preços, eles também tendem a render mais: sobras e cascas são extremamente nutritivas e podem ser aproveitadas. 

Saiba Mais: Como organizar  a geladeira: 7 dicas funcionais 

6. Otimize seu consumo de água e energia 

As contas de água e luz podem ser grandes gargalos do orçamento doméstico, especialmente se estamos falando de uma casa com 3 ou mais moradores. Nesse sentido, cuidados simples de otimização no dia a dia são mais sustentáveis e também fazem toda a diferença nas contas mensais. Tome nota: 

  • Desligue lâmpadas e equipamentos que não estiverem sendo utilizados, além de aproveitar ao máximo a iluminação natural;
  • Troque as lâmpadas fluorescentes por modelos fluorescentes ou de LED;
  • Sempre que possível, invista no reaproveitamento da água para regar jardins, lavar pisos e a calçada, dar descarga etc;
  • Mantenha o chuveiro no modo “verão” (isso pode representar uma economia de até 30%);
  • Troque a borracha de vedação da geladeira, garantindo que ela sempre esteja em bom estado; 
  • Espere que os alimentos esfriem antes de armazená-los na geladeira;
  • Instale uma descarga econômica;
  • Conserte possíveis vazamentos e cheque torneiras; 
  • Espere que a roupa se acumule antes de lavar. Se a máquina for usada em sua capacidade máxima menos vezes, há economia considerável de água;

Saiba Mais: 7 dicas valiosas para economizar água em casa 

7. Faça um acompanhamento constante do orçamento 

Por fim, tenha em mente que não basta planejar: é preciso fazer um acompanhamento periódico do orçamento. Só assim você poderá se preparar para o próximo mês de forma embasada e estruturada. 

Todos os meses, reserve um tempo para avaliar quais foram os gastos nas diferentes categorias (alimentação/transporte/contas residenciais etc). A partir dessas informações, analise se os valores estão coerentes com o planejado e com suas previsões financeiras, fazendo ajustes e identificando pontos de melhoria. 

Pode parecer óbvio, mas conhecer bem suas despesas é uma ação poderosa: ao registrar seus gastos, será possível fazer um planejamento coerente, traçar metas financeiras e definir todos os próximos passos para manter o equilíbrio nas contas. 

E você, o que achou do conteúdo? Já aplicava algumas dessas dicas de economia doméstica? Se está em busca de mais informações para equilibrar o orçamento (e de quebra contribuir para um mundo mais sustentável), aproveite para conferir nosso artigo sobre consumo consciente

Créditos da imagem de destaque: freepik

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!