Como limpar colchão: 5 técnicas que funcionam

Quer aprender como limpar colchão com eficiência de uma vez por todas? Se você tem essa preocupação, está mais do que certo(a). A peça é uma das que geram mais dúvidas quando o assunto é a correta higienização, além de ser um dos itens domésticos que mais merecem nossa atenção para a limpeza adequada. 

Prevenir crises alérgicas, evitar a proliferação de ácaros, garantir uma boa noite de sono: a limpeza do colchão é uma questão de saúde. Mas afinal, como remover manchas, arejar, retirar odores desagradáveis e fazer a manutenção desse integrante fundamental do quarto? 

Para te ajudar, listamos 5 técnicas que realmente funcionam no dia a dia (além de cuidados extras). Confira! 

Afinal, por que o colchão precisa de uma limpeza cuidadosa?

Considerando que passamos cerca de um terço dos nossos dias dormindo, não é de surpreender que o colchão acumule ácaros, bactérias, poeira e outros resíduos com o passar do tempo. 

É importante lembrar, inclusive, que não basta trocar a roupa de cama regularmente para manter a limpeza em dia. Os próprios ácaros (microrganismos que desencadeiam diversas doenças alérgicas, a exemplo de rinite, asma e dermatites) representam cerca de 10% do peso do colchão após 2 anos de uso. Um pouco assustador, não?

Não por acaso, a higienização do colchão (e da capa do colchão, dos travesseiros e almofadas) deve entrar na rotina de limpeza da casa

Como limpar colchão: conheça 5 técnicas para uma higienização eficiente 

 

como limpar colchao

Ao contrário do que muita gente pensa, saber como limpar colchão não é uma tarefa extremamente complicada ou trabalhosa. É possível lançar mão de soluções caseiras e cuidados simples para uma limpeza satisfatória. 

Vale lembrar, no entanto, que para uma higienização profunda (que retire todos os microrganismos acumulados) vale a pena contar com os serviços de uma empresa especializada. Confira 5 técnicas eficazes para limpar seu colchão em casa! 

1. Limpeza com aspirador de pó 

O aspirador de pó é um grande aliado da limpeza de colchão, sendo uma ferramenta valiosa para diferentes soluções caseiras. Nessa técnica, após retirar a roupa de cama e a “saia do colchão” (se for uma cama box), você deve aspirar toda a extensão do objeto, não se esquecendo de nenhum canto ou gomo. 

O próximo passo é aplicar um produto para a limpeza, que ajude a remover os ácaros. Uma boa dica é usar sabão em pó ou sabão de coco diluídos em água, passando o líquido com a ajuda de uma esponja. Esfregue especialmente as regiões mais sujas e com manchas. 

Depois da limpeza, não se esqueça de deixar o colchão arejando até secar totalmente. A umidade propicia o surgimento de mais ácaros! Coloque o objeto ao sol ou conte com o “trabalho” de um ventilador no processo. 

2. Receita de bicarbonato de sódio 

Se você estava se perguntando como limpar colchão “a seco” em casa, essa é a técnica certa! Aqui, você vai contar com o uso de um importante item para qualquer higienização doméstica: o bicarbonato de sódio. Além do produto (que altera o pH do colchão e é excelente para tirar manchas), você vai precisar de uma escova macia e, mais uma vez, do aspirador. 

Primeiro, aplique o bicarbonato sobre o colchão, jogando o produto principalmente nas áreas mais sujas e encardidas. Deixe agir por 30 minutos e, depois, esfregue a superfície com a escova. Espere mais meia hora. Em seguida, basta extrair todo o pó com o aspirador. Limpeza concluída! 

Saiba Mais: Como lavar roupa a seco na lavanderia: entenda o processo 

3. Como limpar colchão com vinagre de álcool 

Essa solução é especialmente eficiente para os colchões que estiverem impregnados com odores fortes, como cigarro e urina. Tome nota da “receita”: 

  • Meio litro de vinagre de álcool branco;
  • Bicarbonato de sódio;
  • 3 colheres de sopa de água oxigenada (10 volumes);
  • Borrifador;
  • Esponja;
  • Aspirador de pó. 

Primeiro, usando luvas, umedeça a esponja na água oxigenada e esfregue as manchas do colchão. Finalize passando um pano molhado em água. O próximo passo é polvilhar o bicarbonato na superfície e borrifar o vinagre por cima – especialmente nos locais em que as manchas ou odores estiverem mais fortes. Espere uma hora (uma espuma será formada). 

Finalize com o uso de um aspirador de pó, removendo os resquícios dos produtos. Após a secagem completa do colchão, o cheiro de vinagre desaparece! 

4. Como limpar colchão encardido

Com o tempo de uso, é natural que o colchão fique com aspecto amarelado. Para remover esse visual “encardido”, você pode lançar mão de uma técnica caseira que utiliza água sanitária, bicarbonato e vinagre branco. Você vai precisar de: 

  • 1 colher de chá de água sanitária;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 250 ml de vinagre branco;
  • 500 ml de água morna. 

Fazendo a mistura de água sanitária, vinagre e água morna no borrifador, espalhe a solução no colchão. Depois, como em outras dicas, polvilhe o bicarbonato na superfície. Deixe agindo por aproximadamente 1h30. Por fim, basta esfregar com pano úmido. Se ainda restarem manchas amareladas, repita o procedimento até obter o resultado desejado. 

5. Como limpar colchão removendo manchas de sangue 

As manchas de sangue (assim como todas aquelas de origem biológica) podem ser eliminadas com a ajuda do bom e velho detergente. No entanto, não aplique o produto diretamente sobre o colchão – o correto é passá-lo com um pano úmido. Deixe que a solução aja por 20 minutos e finalize com um pano seco. 

No caso das manchas mais difíceis, aplique a água oxigenada 10 volumes com uma escova ou pano, limpando o excesso em seguida. 

Saiba Mais: Aplicativo de lavanderia: saiba como simplificar sua rotina 

Dicas extras para manter a cama limpinha 

  • Não deixe de trocar o jogo de cama semanalmente, lavando de forma adequada;
  • Troque o lado do colchão na cama de forma periódica, arejando a espuma e aumentando a vida útil da peça;
  • Use uma capa protetora de colchão. Dessa forma, é possível combater a proliferação de ácaros e as alergias. A capa também deve ser higienizada periodicamente;
  • Uma vez por semana, busque deixar o colchão no sol por cerca de 10 minutos, assim como travesseiros e almofadas.  

Conte com uma lavanderia online para a higienização profissional do seu colchão 

Embora as soluções caseiras acima sejam práticas e eficientes, vale a pena contar com a ajuda de especialistas para a higienização do seu colchão de tempos em tempos. Dessa forma, você prolonga o tempo de uso da peça e proporciona uma limpeza profunda e rigorosa para a remoção de sujeiras. 

A dica também vale para capas de colchão, almofadas, roupas de cama e travesseiros! Optando por uma lavanderia por aplicativo, sua vida fica ainda mais facilitada. 

E aí, gostou das dicas? Agora que você sabe como limpar colchão e manter a limpeza da sua cama em dia, aproveite para conferir nosso guia para caprichar na lavagem de roupas brancas!

Para entendermos melhor o que você precisa, venha conversar com um de nossos especialistas aqui pelo whatsapp.

Quando quiser a ajuda de um serviço profissional de lavanderia com delivery para cuidar das suas roupas pode contar com a gente. Clique aqui em lavar agora e agende a coleta e entrega das suas roupas limpas e passadas. Para economizar use o código BLOG e ganhe 5% de desconto ! 

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!