7 dicas rápidas para otimizar a limpeza de casa

Tempo, paciência e dedicação: uma das tarefas mais desgastantes da vida adulta é a limpeza de casa e, se você não conta com uma pessoa para te ajudar, vai precisar desses 3 elementos para se lançar na faxina. 

Móveis empoeirados, louça acumulada na pia, banheiro que precisa daquela limpeza potente, desespero na hora de receber uma visita… na realidade da rotina, esse é muitas vezes o (duro) cenário que temos que encarar. Mas será que não dá para facilitar a vida e deixar tudo muito mais simples? 

Em outras palavras, será que dá para não “desperdiçar” um sábado ou domingo inteiros limpando a casa?  

A resposta é um feliz “sim”! Para te ajudar, compilamos 7 dicas  para otimizar a limpeza de casa e deixar tudo mais rápido e eficiente. Confira! 

7 passos para otimizar a limpeza de casa e ganhar tempo 

1. Invista na manutenção diária 

Você pode não acreditar, mas fazer um pouco todo dia é a capaz de fazer maravilhas pela limpeza de casa. E pode ficar calmo: aqui, não estamos falando de uma faxina pesada diária (algo que é simplesmente impossível considerando todos os compromissos), mas sim de não deixar a sujeira acumular

Na prática, isso inclui atitudes como:

  • lavar a louça logo depois das refeições (ou enquanto está cozinhando, o que facilita bastante);
  • varrer ou passar um pano naquele cômodo que está mais sujo;
  • dar uma geral rápida no micro-ondas;
  • limpar a geladeira e os puxadores dos armários da cozinha;
  • arrumar a cama (embora muita gente não ache esse cuidado necessário, o fato é que ele colabora para deixar a roupa de cama limpa por muito mais tempo!);
  • realizar toda tarefa pequena que pode ser facilmente resolvida no dia a dia.

Outra a coisa a se ter em mente é não deixar pequenos problemas para depois. A pasta de dente caiu e formou uma crosta na pia? Os produtos do banho mancharam o box ou ficou shampoo no azulejo? Resolva o problema imediatamente. Na hora, você vai gastar apenas alguns minutos ou segundos – por outro lado, se for deixando essas pequenas sujeiras acumularem, tudo vai se tornar muito mais cansativo e trabalhoso.

2. “Destralhe” sua casa sempre que possível 

Caixas e sacolas de delivery, notas fiscais de produtos comprados, papéis que você não usa mais e estão em cima da mesa, embalagens velhas, itens com a validade vencida… uma das tendências da vida cotidiana é justamente ir deixando o lixo (e a bagunça) acumular. 

A dica, assim, é já ir juntando e descartando todos esses resquícios no dia a dia – separando os itens para a reciclagem sempre que possível. Vale lembrar que o cuidado vale para produtos de higiene e beleza (que acabaram ou estão vencidos), itens de cozinha, material de escritório e, é claro, o lixo doméstico convencional. 

Leia Mais: Como ser sustentável no dia a dia: 6 práticas simples 

3. Defina uma estratégia para a faxina

A dinâmica da limpeza de casa é muito subjetiva, variando de acordo com a  preferência de cada um. O mais importante, nessa etapa, é definir uma estratégia para a faxina, de modo que você possa se programar ao longo da semana. 

Se você prefere reservar um dia da semana para fazer todo o trabalho, tudo bem! Para quem tem pouco tempo e precisa conciliar as tarefas domésticas com uma rotina corrida, porém, uma dica eficiente é dividir a faxina por dias. 

Dessa forma, você consegue se concentrar na limpeza de um único cômodo com mais afinco, sem correr o risco de desanimar ou ficar cansado demais quando tiver limpado todos os locais da casa pela metade. Esse sistema também permite encaixar as tarefas de acordo com a sua disponibilidade. 

Um exemplo desse planejamento é lavar as roupas aos domingos (vale a pena considerar também os serviços das lavanderias online, com ótimo custo-benefício), limpar a sala e tirar o pó dos objetos na segunda, arrumar os quartos na terça, se dedicar à cozinha na quarta, fazer a limpeza mais pesada do banheiro na quinta e por aí vai. 

Claro que você pode ir intercalando os dias, de forma a não ficar sobrecarregado. Com a organização e as pequenas limpezas de todos os dias (como já falamos nos tópicos acima), a tendência é que tudo fique mais rápido e fácil. 

4. Se possível, invista em um aspirador de pó 

Considere – mesmo – investir em um bom aspirador de pó, principalmente se tiver uma grana extra. Embora represente um gasto em um primeiro momento, o eletrodoméstico é uma verdadeira mão na roda para otimizar a limpeza de casa. 

Aspirar o chão antes de passar um pano com desinfetante agiliza e ajuda a retirar a poeira e os ácaros mesmo dos cantos mais difíceis. Além disso, o objeto é um grande aliado para quem tem pet (deixando a casa livre de pelos) e para a limpeza de tecidos e estofados, como sofá e tapetes. 

Se você tem problemas respiratórios, os benefícios são ainda maiores. Varrer a poeira faz com que todo o pó fique suspenso no ar, se espalhando pelo ambiente – o que é evitado com o aspirador. 

5. Retire o pó das superfícies antes de limpar o chão 

Essa é uma dica básica, mas que é sinônimo de muito mais eficiência! Ao invés de varrer/aspirar o chão e depois tirar todo o pó dos móveis e superfícies, faça o movimento contrário. 

O processo de limpar o pó, afinal, faz com que muita sujeira caia no chão, o que é contraprodutivo se você só se dedicar à atividade depois que o chão estiver limpinho. Primeiro, retire toda a poeira com um pano úmido e só então parta para o aspirador ou a vassoura. Dessa forma, você evita que o pó de móveis e objetos permaneçam no ambiente até a próxima faxina (ou mesmo que você tenha trabalho em dobro!). 

6. Use um spray antes de esfregar eletrodomésticos e superfícies 

Limpar eletrodomésticos (como micro-ondas, fogão, geladeira e máquina de lavar) e outras superfícies – a exemplo de janelas, mesas, pias e azulejos – pode exigir muita “esfregação”. Antes de gastar um bom tempo e força na tarefa, a dica é borrifar um produto multiuso no local e deixar agir por alguns minutos. 

Enquanto o produto age, é claro que você pode (e deve) aproveitar seu tempo para limpar outra parte do cômodo. Depois do período de espera, é só pegar a bucha e ver como a sujeira sai com muito mais facilidade e rapidez! 

7. Dica para a limpeza rápida de vidros: use detergente! 

Box do banheiro, janelas, tampo do fogão: geralmente, o senso comum é usar produtos limpa-vidros para a limpeza dessas superfícies. Usar detergente, porém, é uma estratégia valiosa para limpar mais rápido e com mais eficácia. 

Embora o produto tenha sido desenvolvido para limpar restos de alimentos e óleo nas louças e panelas, ele se dá muito bem para higienizar profundamente outros objetos, incluindo os vidros. Dilua um pouco de detergente em um balde com água e parta para a faxina: como a substância é super eficiente para retirar gordura e resíduos de sujeira, o resultado será vidros brilhantes em pouco tempo. 

E aí, gostou das nossas dicas para otimizar a limpeza de casa e ganhar mais tempo? Se você está em busca de criar uma rotina doméstica mais simples no meio da correria, não deixe de conferir nosso guia para lavar roupas mais rápido! 

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!