Higienização de roupas e coronavírus: manual para evitar a contaminação

Com a expansão do novo coronavírus (COVID-19) no Brasil, tem aumentado a circulação de notícias e informações sobre os cuidados de prevenção da doença. Lavar as mãos com frequência, evitar aglomerações, não tocar na boca e no nariz… mas e quanto à forma certa de limpar as roupas? Quando o assunto é higienização de roupas e coronavírus, qual é o procedimento certo a seguir? 

Se o ideal é mesmo ficar em casa, sabemos que esta não é uma realidade de todos. Com isso, cuidados específicos com as peças (que ficam expostas ao agente patogênico) devem ser incluídos na rotina de precauções. 

Vale lembrar: caso haja alguém infectado no ambiente doméstico, é preciso ficar ainda mais atento aos procedimentos indicados

Saiba quais são as recomendações para lavar as roupas do jeito certo e evitar a proliferação do COVID-19! 

Higienização de roupas e coronavírus: esclareça suas dúvidas 

higienizacao de roupas e coronavirus
Créditos: freepik

Quanto tempo o coronavírus sobrevive na superfície das roupas? 

Sim, já foi constatado que o novo vírus pode se impregnar nas fibras de tecido. Quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, as gotículas liberadas podem “pousar” em pessoas, roupas e outras superfícies. 

Entretanto, ainda não está claro para os pesquisadores quanto tempo o vírus pode sobreviver nas roupas. Estima-se que, como as fibras de tecido são porosas, o microrganismo acabe se desidratando rapidamente. O cuidado, porém, é necessário. 

–> É MITO: A Fiocruz desmentiu o boato de que o coronavírus se mantém vivo por 9 horas nas roupas. É também falso que colocar as peças ao sol durante 2 horas “mata” o vírus. Como mencionamos, ainda não se tem uma informação precisa sobre o assunto. 

Vale lembrar que o vírus pode sobreviver por até 72 horas em plástico e metal inoxidável. No papelão, esse tempo é de 24hs. Nesses casos, a limpeza com desinfetante ou álcool gel é suficiente para eliminar o microrganismo (e recomendada para todas as superfícies da casa!).  

Como fazer a higienização adequada das roupas e evitar a contaminação? 

Para garantir a higienização e a prevenção corretas, é de fato importante mudar alguns hábitos caseiros. Se antes era normal chegar da rua e deixar a roupa no cesto durante 2 ou 3 dias antes de lavar, a recomendação é aumentar a frequência da lavagem.  

Na hora de chegar em casa, inclusive (além de lavar bem as mãos com água e sabão), o mais indicado é trocar de roupa, evitando o contato com outras superfícies. O mesmo vale para os sapatos.

–> É MITO: ao contrário do que se diz por aí, lavar as roupas na temperatura normal (30º) NÃO mata o vírus. 

*ATENÇÃO: de acordo com o bacteriologista e CEO da Laundryhe, Deyan Dimitrov, o indicado é lavar as roupas em temperaturas mais altas, de pelo menos 60º a até 90°. Isso porque a temperatura natural do corpo humano é cerca de 37º, o que promove as condições propícias para a sobrevivência do vírus. Nesse sentido, apenas a água quente é capaz de eliminá-lo das peças.

Outro cuidado apontado pelo especialista é não pular a etapa do ferro de passar. Como as temperaturas do aparelho podem chegar aos 100º, o calor promovido também contribui para a remoção do coronavírus e de outros microrganismos. 

Roupas de cama, toalhas e panos podem ser lavados no método convencional (desde que com a temperatura elevada). Para as peças mais delicadas, a recomendação é a higienização a seco

E se houver uma pessoa infectada ou com suspeita em casa? Como proceder? 

Apesar das estratégias para a contenção do vírus no Brasil, a tendência é que haja cada vez mais pessoas infectadas ou com suspeita em isolamento dentro de casa. Nesses casos, para evitar que o vírus se dissemine para toda a família, cuidados específicos são necessários – e isso também vale para as roupas. 

Em primeiro lugar, roupa de cama e toalhas (de banho e de rosto) de pessoas com o COVID-19 (ou com suspeita) não devem ser compartilhadas com os outros moradores. Para elas, reserve peças específicas, assim como os outros objetos de uso pessoal. 

Para a higienização dessas peças e das roupas de suspeitos/infectados com a doença, a recomendação do Ministério da Saúde é usar detergente comum, além de lavar de forma separada (não misture com os itens dos moradores saudáveis)

Embora o ideal seja lavar as roupas dos infectados imediatamente, sabemos que nem sempre isso é possível. Nesses casos, indica-se armazenar as peças em sacos plásticos isolados até o momento da higienização. 

Vale acrescentar, ainda, uma outra precaução importante: antes de colocar os itens na máquina, não chacoalhe ou balance o tecido no ar – isso facilita a dispersão do vírus. 

Coronavírus: a precaução é responsabilidade de todos! 

Além de seguir todas as outras recomendações dos órgãos oficiais para prevenir a doença (e ficar de olho nas fake news!), é fundamental garantir a higienização correta dos itens pessoais e do ambiente da casa. 

Afinal, quem puder ficar em isolamento voluntário, deve fazê-lo – e é preciso criar as melhores condições para resguardar a saúde e o bem-estar de todos os moradores.  

Esperamos que nossas dicas sobre higienização de roupas e coronavírus te ajudem a viver um dia a dia mais consciente e livre de riscos! A Lavemcasa se compromete com os esforços para conter a pandemia e disseminar informações confiáveis. 

Conte conosco para a higienização delivery e adequada das suas peças em tempos que pedem cuidados especiais – e não deixe de compartilhar este conteúdo! 

Créditos da imagem de destaque: freepik

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!