Roupas lavadas: 10 dicas para aumentar a durabilidade das peças

Quem não gosta da sensação de roupas lavadas, cheirosas e macias? O que não se fala muito, entretanto, é que o próprio processo de higienização pode desgastar as peças se não for feito com o cuidado necessário. 

Não conferir as instruções da etiqueta, lavar na temperatura errada, colocar na máquina o que deveria ter sido lavado à mão, não tratar bem as manchas: tudo isso diminui a vida útil das roupas, compromete o visual do nosso guarda-roupa e, além de tudo, não é nada interessante do ponto de vista da sustentabilidade. 

A seguir, confira 10 dicas valiosas para fazer suas peças durarem mais e fazer uma higienização de qualidade! 

Roupas lavadas: como fazer as peças durarem mais? 

roupas lavadas
Créditos: pvproductions 

1. Obedeça as instruções da etiqueta

Toda peça que adquirimos possui um manual de cuidados específicos indicados por seu fabricante – e ele está na etiqueta. Ignorar essa etapa – uma atitude comum de muita gente – é um dos principais motivos pelos quais tantas peças encolhem, se deformam, mancham ou se desgastam muito antes da hora. 

Vle lembrar, inclusive, que muitas roupas parecem resistentes, mas soltam bastante tinta. Sem uma boa conferida na etiqueta, o resultado é mancha nesse e em vários outros itens na máquina!

Na etiqueta, constam informações sobre lavagem e secagem (incluindo temperatura da água, possibilidade de lavar à máquina e passar ou não a ferro). Obedecer a essas orientações, nesse sentido, é fundamental para manter a integridade da composição da peça e fazer com que ela se mantenha bonita por muito mais tempo. Saiba como decifrar os símbolos de lavagem

2. Não misture roupas de tecido e cores muito diferentes 

Esse cuidado é clássico, mas extremamente importante. Se você conferiu as etiquetas das peças e elas podem ser higienizadas na máquina, nada de jogar tudo no eletrodoméstico! 

Roupas coloridas devem ser separadas das brancas, as pretas devem ser lavadas de forma isolada (no máximo com outros itens mais escuros) e as peças de tecido mais fino devem ser separadas dos tecidos pesados. 

Além disso, nunca misture as roupas de cama e banho com as pessoais. Esses itens (fronhas, lençóis, toalhas e colchas) têm mais volume e devem ser lavados juntos de forma a encher o compartimento da máquina. 

Outra dica: lave as peças pretas e escuras do avesso, evitando pelinhos e bolinhas. 

3. Não exagere no número de peças: respeite a capacidade da máquina   

Outro erro que compromete muito a durabilidade das roupas lavadas é colocar peças demais em um único ciclo da máquina. Na tentativa de ser prático, você pode não apenas estragar as peças, como também o próprio aparelho. 

De fato, é interessante lavar o máximo de peças que a capacidade da máquina permitir, otimizando o uso de recursos naturais e economizando também na conta de água e energia. No entanto, não ultrapasse esse limite: em volume excessivo, as peças se enrolam e se esgarçam, saindo com as fibras danificadas e muitas vezes deformadas. As famosas “bolinhas” são outros problemas que tendem a aparecer. 

4. Aja rapidamente contra as manchas 

Manchou, limpou: agir o quanto antes é a regra de ouro para vencer as manchas, como já lembramos várias vezes aqui no blog. Se esperar demais, a mancha se impregna no tecido e pode marcar suas peças de forma definitiva. 

Outro cuidado é nunca guardar as peças manchadas: além de atrair  traças, isso faz com que elas se tornem amareladas, dificultando muito a higienização e comprometendo seu visual. 

5. Conte com a limpeza especializada da lavanderia 

Há peças que demandam limpeza a seco ou cuidados especiais. Outras são muito pesadas e ultrapassam a capacidade da máquina que temos em casa (como edredons, tapetes e cortinas, por exemplo). Outras, ainda, são muito delicadas, contam com adornos e o resultado da lavagem caseira pode ser desastroso. 

Nesses casos, contar com uma lavanderia é a principal recomendação – mas a higienização especializada e profissional também vale para as peças mais comuns e de dia a dia. 

Nesses serviços, são utilizados solventes, equipamentos e expertise para tratar as necessidades especiais de cada tecido e composição, o que garante uma limpeza completa e roupas muito mais duráveis. 

Para se ter uma ideia, especialistas afirmam que a durabilidade da peça pode aumentar em até 40% com a lavagem profissional. Hoje, as empresas oferecem planos adequados para diferentes perfis de cliente, aliando custo-benefício e qualidade também no dia a dia. 

6. Aposte na lavagem à mão para as roupas delicadas

Embora o ciclo de roupas delicadas possa ser uma opção, a verdade é que as peças mais finas (de renda, cetim, seda, lingeries) idealmente devem ser lavadas à mão para garantir os cuidados necessários e o máximo de durabilidade. 

De fato, esses itens podem sofrer danos e avarias na máquina, mesmo com o uso de sacos protetores. Quando lavados várias vezes no aparelho, também ficam com aspecto desgastado rapidamente. 

Embora a lavagem manual leve mais tempo, não há mistério: opte pelo sabão de coco ou um produto mais suave de limpeza e esfregue delicadamente. Se necessário, trate possíveis manchas e deixe a peça de molho por alguns minutos. 

7. Não deixe as roupas de molho por muito tempo 

Já que falamos sobre deixar as roupas de molho, fica o alerta: não exagere e não “esqueça” da peça no balde ou tanque por tempo demais! 

É comum achar que quanto mais a roupa ficar de molho, mais limpa ela estará. Quando apostamos nesse método, afinal, a ideia é remover a sujeira/mancha/encardido e deixar que os produtos de limpeza façam a sua parte. 

Na prática, porém, tempo demais de molho fará com que toda a sujeira e microrganismos acabem “retornando” da água para o tecido, comprometendo toda a higienização e até danificando a peça. Tome nota das dicas do tempo médio ideal: 

  • Roupas com menos manchas/manchas leves: 1 hora de molho;
  • Roupas mais encardidas e sujas: máximo 2 horas de molho. 

8. Não lave com tanta frequência  

Será que você lava suas roupas mais do que deveria? É isso mesmo: quando o assunto é a durabilidade das roupas lavadas, a frequência faz toda a diferença. 

Nem tudo que foi usado uma única vez precisa ir direto para a máquina, tanque ou lavanderia. As roupas que não entraram em contato direto com a pele ou que foram usadas por pouco tempo, por exemplo, podem perfeitamente ser reutilizadas antes da lavagem – e isso poupa muito o desgaste do tecido! 

Não é indicado, no entanto, guardar a roupa imediatamente no armário. Pendure a peça em um cabide e deixe-a ventilando do avesso por um tempo. Vale usar também receitas caseiras ou mesmo produtos especializados para refrescar e perfumar as roupas entre as lavagens. Borrife a solução no tecido e deixa-a arejando. 

9. Tenha cuidado ao pendurar e secar as roupas lavadas 

Sim, o cuidado ao secar também influencia na conservação das suas peças! Aqui, depois de dar uma leve sacudida para que o item desamasse, preste atenção ao pendurar, distribuindo bem o peso da roupa no varal ou cabide (para camisas e vestidos, o ideal é o cabide!). 

Esse cuidado evita que as fibras das roupas sejam deformadas, além de facilitar na hora de passar. 

10. Guarde bem para conservar 

As peças que possuem um tecido que estica (como tricôs, lurex e malhas em geral) devem ser dobradas – se colocadas em cabides, vão se deformar com o próprio peso e se danificar de forma permanente.  

Por outro lado, tecidos planos e mais leves podem ser armazenados em cabides, o que ajuda inclusive a preservar seu formato. Ao guardar peças de inverno ou verão no maleiro, use sacos de TNT, que manterão as roupas livres de umidade e outros danos. 

Roupas lavadas na lavanderia duram muito mais!

Esperamos que tenha curtido nossas dicas e que as coloque em prática o quanto antes! Por fim, vale lembrar: roupas lavadas na lavanderia são tratadas por profissionais e recebem os cuidados ideais para as suas necessidades. Com isso, o resultado é alta qualidade na higienização, preservação das fibras e muito mais durabilidade.  

Saiba mais sobre o modelo de lavanderia delivery e veja como o serviço pode simplificar sua rotina! 

Créditos da imagem de destaque: freepik

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!