6 técnicas imbatíveis para tirar mancha de desodorante das roupas

 

Será que dá para tirar mancha de desodorante de um modo realmente eficiente? Se o produto é item de primeira necessidade na rotina, seu uso constante costuma trazer essa dor de cabeça bastante comum. Nada mais desagradável do que perceber as marcas brancas ou amareladas nas suas peças preferidas…

Nesse cenário, um ponto positivo é que você não precisa investir um bom dinheiro em soluções específicas para resolver o problema. É possível apostar em truques caseiros e ingredientes naturais na hora de salvar suas roupas! 

Vamos às dicas e técnicas?

1. Antes de tudo, aja rápido! 

tirar mancha de desodorante
via Pinterest

Para aprender a tirar mancha de desodorante, é importante ter em mente que essas marcas acontecem devido ao acúmulo do produto nas fibras do tecido. 

Assim, elas são resultado principalmente da interação entre o alumínio (encontrado na composição de muitos desses produtos) e o suor. Nas roupas brancas, surgem manchas amareladas. Nas coloridas e de tons escuros, as marcas tendem a ser mais esbranquiçadas. 

De todo modo, a questão é que mais uma vez a grande regra da lavanderia entra em cena: quanto mais tempo a mancha fica na peça, mais difícil será sua remoção. 

Por isso, ao notar uma mancha de desodorante na sua roupa, siga as seguintes recomendações: 

  • Não reutilize a peça – você só vai transpirar mais no tecido; 
  • Lave a roupa assim que possível;
  • Se não puder lavar a peça na hora, ao menos higienize a área das axilas e deixe a lavagem completa para depois;
  • Não passe roupas manchadas ou já usadas a ferro: a alta temperatura fará com que os resquícios de desodorante fiquem ainda mais impregnados nas fibras. 

Leia Mais: Aprenda como tirar bolor de roupa em 7 truques caseiros 

2. Saiba como tirar mancha de desodorante da roupa com vinagre 

Coringa dos truques caseiros, o vinagre tem uma acidez que traz ótimos resultados na remoção de manchas. Em um balde, dilua uma medida de vinagre em duas de água, preenchendo o recipiente conforme o necessário

Depois, deixe sua peça de molho na solução por pelo menos 8 horas (cerca de uma noite ou dia inteiros). Em seguida, é só enxaguar a roupa e lavar como de costume! 

Atenção: o truque com o vinagre é recomendado para peças pretas, coloridas ou de fibras naturais (como algodão e ). O produto pode deixar as roupas brancas com aspecto amarelado, então evite! 

Leia Mais: Saiba como lavar roupa preta (sem perder a cor) 

3. Saiba como tirar mancha de desodorante de roupa branca 

Certo, se vimos que o vinagre não é recomendado para as peças brancas, quais são os melhores truques para tirar mancha de desodorante nesse caso? 

A boa notícia é que as roupas mais claras podem se beneficiar da ação de um produto super potente: a água oxigenada. Veja duas receitas para solucionar o problema das manchas de forma super eficiente:  

Água + água oxigenada 

Aqui, a recomendação é misturar 4 xícaras de água e 3 colheres de sopa de água oxigenada 5% em uma bacia. Deixe sua peça de molho durante algumas horas, até que as manchas desapareçam. 

A próxima etapa é enxaguar a roupa branca com água morna, retirando o excesso do produto. Lave e seque como de costume

Água oxigenada + detergente neutro + bicarbonato de sódio 

Acredite: esse truque costuma remover até mesmo as manchas mais antigas e resistentes de desodorante (lembre-se de usá-lo somente nas peças brancas!). 

Em um recipiente, misture os seguintes itens: 

  • 1 colher de sopa de detergente neutro;
  • 4 colheres de sopa de água oxigenada;
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. 

Em seguida, aplique a mistura diretamente sobre as manchas, esfregando a região com delicadeza. Deixe agindo por algumas horas. Depois, é só enxaguar para remover os produtos e lavar como de costume! 

Leia Mais: Como tirar ferrugem de roupa branca: 7 dicas eficazes 

4. Faça uma pasta com água e bicarbonato 

Essa técnica tem a vantagem de ser mais delicada e menos agressiva nos tecidos finos. Justamente por isso, no entanto, pode ser preciso aplicá-la diversas vezes para tirar mancha de desodorante mais antiga ou resistente.  

Para colocar o truque em prática, é só fazer uma pastinha ao misturar um pouco de bicarbonato e água. Aplique uma pequena quantidade de pasta na região manchada das axilas, espalhando a solução com cuidado. 

Depois de deixar a mistura agindo por uma hora, esfregue o local, enxágue e lave normalmente. Se ainda houver resquícios de mancha, repita o processo. 

5. Aposte no poder do limão com bicarbonato 

Assim como acontece com o vinagre, a acidez do limão também tem propriedades clareadoras e pode ser uma ótima solução para tirar mancha de desodorante. 

O truque é super simples: você pode espremer o suco de limão diretamente nas marcas, polvilhando um pouco de bicarbonato em seguida para potencializar os resultados

Depois, é só deixar agindo por alguns minutos, esfregar a solução no local e enxaguar para retirar o excesso. 

6. Misture detergente neutro e lustra móveis (é isso mesmo!) 

Parece um tanto inusitado, mas funciona! Nesse truque, o detergente desempenha seu papel desengordurante (é importante que ele seja neutro para evitar outras possíveis manchas na peça). O lustra móveis, por sua vez, ajuda a despigmentar a marca em diferentes cores de roupa (pode ser preta, branca ou colorida). 

MIsture um pouco dos dois produtos na mesma proporção, aplicando na região das manchas e esfregando com uma escova macia de roupas ou uma escova de dentes velha. Deixe agir por cerca de 20 minutos e, em seguida, lave normalmente. 

Atenção: só utilize esse truque nas roupas que você tem certeza que não soltam nenhuma tinta! 

Dicas rápidas para evitar manchas de desodorante nas roupas 

  • Como mencionamos, não demore a agir ao notar pequenos resquícios de desodorante: lave ao menos a área das axilas com sabão ou detergente neutro;
  • Não reutilize as peças já manchadas; 
  • Espere que o produto seque completamente na pele antes de se vestir;
  • Priorize marcas de desodorante com fórmulas que não desgastam as fibras de tecido;
  • Nunca passe roupas já usadas ou com manchas já existentes de desodorante. 

Esperamos que nossas dicas te ajudem a tirar mancha de desodorante das suas peças de um jeito fácil e rápido. Aproveite para conferir também 9 truques para tirar pelo de roupa!

Para entendermos melhor o que você precisa, venha conversar com um de nossos especialistas aqui pelo whatsapp.

Agora se quiser a ajuda de um serviço profissional de lavanderia com delivery para cuidar das suas roupas pode contar com a gente. Clique aqui em lavar agora e agende a coleta e entrega das suas roupas limpas e passadas. Para economizar use o código BLOG e ganhe 5% de desconto ! 

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!