Como tirar mancha de sangue: 8 dicas simples e eficazes

 

Ferimentos ao cozinhar, cortes com a lâmina de barbear, menstruação, machucado das crianças: por diversos motivos, saber como tirar mancha de sangue é uma mão na roda para o dia a dia. A boa notícia é que é possível salvar sua peça sem muito trabalho e com uma boa dose de agilidade. 

A seguir, confira truques caseiros, dicas para limpar com eficácia e orientações sobre o que NÃO fazer para remover esse tipo de mancha das suas roupas e tecidos em geral! 

Como tirar mancha de sangue da roupa: cuidados básicos iniciais 

Antes de passarmos para as dicas práticas de remoção de manchas, vale a pena destacar dois verdadeiros mandamentos para limpar sangue de tecido

Parta para a limpeza o quanto antes 

Como sempre, vale a regra máxima das manchas: aja o mais rápido possível! Mesmo que esteja fora de casa, você verá que o uso imediato de água corrente já pode facilitar a remoção. 

Quanto mais tempo esperar, mais a mancha vai se impregnar nas fibras do tecido. 

Nada de água quente! 

É isso mesmo: quando o assunto é como tirar mancha de sangue, o calor é inimigo. Nesse sentido, você deve evitar não apenas a água quente, mas também o uso de secadora e do ferro de passar até que o sangue esteja completamente removido. 

Caso esteja curioso, saiba que isso acontece porque o líquido é rico em proteínas, substâncias que tendem a aderir ainda mais no tecido se houver aquecimento. 

Como tirar mancha de sangue: manual prático e eficiente

Agora sim, vamos aos truques e dicas propriamente ditas! Tome nota: 

como tirar mancha de sangue
Créditos: vectorpocket

 

1. Deixe de molho na água fria (para manchas frescas) 

Idealmente, você vai agir assim que a mancha ocorrer. Nesse caso, uma atitude simples é eficiente é deixar a peça de molho em água fria por 10 minutos. Caso não esteja em casa, molhe a mancha em água fria corrente e esfregue bem, garantindo que a umidade penetre nas fibras. 

Se a mancha não sair, você pode lançar mão do primeiro truque. Para o processo, separe um pouco de sal e sabão neutro (preferencialmente líquido). O passo a passo é: 

1. Deixe a peça de molho em água fria por 10 minutos como já indicado; 

2. Estenda a peça em uma superfície plana e polvilhe sal em toda a mancha. Deixe agir por cerca de 20 minutos;

3. Por fim, na mesma água do molho, esfregue a mancha com o sabão neutro e enxágue. Deixe secar naturalmente. 

Atenção: esse truque também vale para tirar mancha de sangue de jeans, seca ou não. 

2. Aprenda como tirar mancha de sangue da roupa com água oxigenada

O truque da água oxigenada é bastante eficiente, principalmente para as manchas que já têm certo tempo e estão secas. No entanto, fica o alerta: esse produto pode descolorir e manchar as peças. Deixe a receita como “último recurso” ou para as roupas e tecidos mais resistentes. 

Vamos lá: 

  • Coloque um pouco de água oxigenada 10 volumes sobre a mancha. Em seguida, uma espuma será formada – quanto mais espuma, mais a mancha vai saindo. A ação é bem rápida! 
  • Se houver necessidade, aplique mais produto e observe o resultado; 
  • Com um pano limpo, dê batidinhas no tecido para ajudar a absorver o sangue;
  • Para finalizar, umedeça o mesmo pano na água fria e esfregue levemente a área para remover os resquícios. 

Pronto, é só deixar secar naturalmente (nada de secadora, hein?). 

Dica Extra: para saber se o uso da água oxigenada é seguro, faça o teste e aplique um pouco do produto em uma área pequena e escondida do tecido. 

3. Invista na limpeza da mancha com sabão de coco 

Não há como negar que o sabão de coco é um verdadeiro coringa na lavanderia! Além de eficaz, o produto é delicado e natural. Dessa forma, você evita quaisquer danos à sua peça. 

Nesse passo a passo, você precisará apenas de sabão de coco em barra, água fria, um pano limpo e uma escova de dentes velha. Acompanhe: 

  • Molhe o sabão de coco na água e esfregue-o sobre a mancha de sangue por aproximadamente um minuto;
  • Espere o sabão agir no tecido por 10 minutos;
  • Com um pano úmido, remova o excesso do produto; 
  • Se sentir necessidade, use a escova de dentes para esfregar suavemente a mancha (de leve mesmo, certo?);
  • Finalize com uma lavagem normal à mão ou na máquina de lavar. 

Vale mencionar que esse método também está liberado para remover manchas do sofá e para limpar o colchão. Tenha cuidado ao esfregar os estofados, ok? 

4. Aposte na limpeza profunda da mancha 

Para as manchas de sangue maiores e/ou antigas, pode valer a pena apostar em uma receita caseira mais poderosa, que limpa profundamente. Você vai precisar de: 

  • 1 colher de sopa de sal;
  • ¼ de xícara de água fria; 
  • ½ xícara de amido de milho;
  • 1 colher de chá de amoníaco. 

Em um recipiente, faça uma mistura com todos os itens acima. Em seguida, espalhe a solução sobre toda a mancha e aguarde até que seque completamente. Depois, é só remover a pequena “crosta” formada – a mancha terá desaparecido. 

Caso restem alguns resquícios de sangue, repita o processo até a remoção completa. 

5. Saiba como tirar sangue seco da roupa 

Amolecendo a mancha seca 

Além das dicas que já mencionamos para manchas secas (como a limpeza profunda e a água oxigenada), é importante mencionar também um método simples para amolecer sua mancha e facilitar todo o processo. 

Prepare um copo de água com uma colher de chá de sal diluída. Passe a mistura para um borrifador e aplique na área manchada. Esfregue levemente e espere 10 minutos. Depois, é só enxaguar com água fria e partir para o truque de remoção da sua preferência! 

Truque para remover mancha de sangue seca com bicarbonato 

O bicarbonato de sódio é um ótimo agente para remover as proteínas de sangue do tecido. Além disso, é uma opção mais segura que a água oxigenada! Atenção para o passo a passo: 

  • Na proporção de uma parte de bicarbonato para duas de água fria, faça uma mistura de ambos em um recipiente; 
  • Molhe um pano limpo na solução e esfregue a mancha de sangue; 
  • Deixe a mistura agir por cerca de 30 minutos; 
  • Com outro pano umedecido na água fria, retire o excesso de produto do tecido; 
  • Coloque a peça para secar em área ventilada. 

6. Descubra como tirar mancha de menstruação da roupa 

Sim, acidentes acontecem! Quando a dúvida é como tirar mancha de sangue de menstruação, a água oxigenada costuma ser bastante eficiente. Aplique um pouco do produto diretamente na mancha úmida e espere “borbulhar” (formar espuma). Depois, use um pano umedecido em água fria para remover os resquícios. 

Para as manchas já secas (mais difíceis de tirar), vale apostar em água fria e em produtos específicos, ou seja, removedores de manchas líquidos. Siga as instruções da embalagem!

Se a roupa for de tecido resistente, é interessante pingar algumas gotinhas de amônia para ajudar na remoção. 

7. Use vinagre branco 

Outro coringa da limpeza, o vinagre branco é ótimo para as manchas de sangue ainda úmidas. Aplique um pouco do produto na mancha, aguarde de 5 a 10 minutos e retire o excesso com um pano seco e limpo.  

8. Aplique talco ou amido de milho 

Sim, esses dois pozinhos conhecidos de todos são boas pedidas para quem quer saber como tirar mancha de sangue. 

Basta fazer uma pasta do produto da sua escolha (amido de milho ou talco) ao misturá-lo com um pouco de água fria. Aplique na mancha. Espere secar e remova a pasta. Se a mancha não tiver saído por completo, repita o processo! 

E aí, já conhecia alguma das dicas acima? Esperamos que elas te ajudem a deixar as suas peças novinhas em folha. Agora que aprendeu como tirar mancha de sangue dos tecidos, aproveite para esclarecer outra dúvida comum: como remover as bolinhas dos casacos! 

Para entendermos melhor o que você precisa, venha conversar com um de nossos especialistas aqui pelo whatsapp.

Agora se quiser a ajuda de um serviço profissional de lavanderia com delivery para cuidar das suas roupas pode contar com a gente. Clique aqui em lavar agora e agende a coleta e entrega das suas roupas limpas e passadas. Para economizar use o código BLOG e ganhe 5% de desconto ! 

Créditos da imagem de destaque: wayhomestudio                            

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!