Lavanderia a seco: conheça 7 grandes vantagens do serviço

De modo geral, sabe-se que a lavanderia a seco é recomendada para situações especiais de higienização, quando um item precisa de uma limpeza diferenciada. Mas você sabe quais são as indicações e, indo mais além, conhece as vantagens desse procedimento que dispensa o uso de água e sabão? 

Além de ser mais ecológica, esse tipo de lavagem é uma solução prática e eficiente para cuidar de peças “difíceis” do guarda-roupa e da casa, contribuindo também para a preservação das fibras e o aumento da vida útil das roupas

A seguir, descubra mais sobre o processo de limpeza a seco e por que (e quando) vale a pena apostar nessa modalidade de lavanderia profissional! 

Lavanderia a seco: afinal, como funciona? 

lavanderia a seco

Vamos lá: a principal diferença entre esse tipo de higienização profissional e a lavagem comum é que a lavanderia a seco trata as peças com solventes químicos e tira-manchas específicos (e não água e sabão). 

Isso, no entanto, não significa que o processo é totalmente livre de umidade: na verdade, as roupas ficam ligeiramente úmidas – isso porque o solvente utilizado é aplicado em estado líquido. 

Nesse sentido, vale mencionar que a lavagem a seco acontece nas seguintes etapas:

  • Inspeção das peças e localização de manchas mais difíceis. Aqui, uma substância especial é aplicada nas sujidades profundas. Em seguida, são utilizadas pistolas de ar comprimido para ajudar na eliminação das manchas; 
  • Imersão em solvente na máquina de função automática, onde as roupas são higienizadas e centrifugadas. É interessante dizer que o próprio equipamento já dá cabo da secagem, uma vez que o solvente se evapora rapidamente; 
  • Remoção das peças da máquina e verificação para detectar se a sujidade foi removida de forma efetiva. Se ainda restarem manchas, a roupa  em questão retorna para mais uma lavagem;
  • Passadoria dos itens com o uso de ferro a vapor em alta temperatura; 
  • Embalagem das peças em proteção plástica. 

Que roupas devem ser enviadas para a lavanderia a seco? 

Na verdade, não existe uma “regra única” – a necessidade da lavagem a seco de roupas constará nas instruções da etiqueta, que deve sempre ser checada! 

Se você está se perguntando qual é o símbolo do método, trata-se dos círculos, que geralmente contêm informações técnicas voltadas às próprias lavanderias. 

De maneira geral, entretanto, a modalidade a seco é indicada para as peças que possuem um tecido ou modelagem que podem se deformar ou danificar com a lavagem tradicional. 

É o caso, por exemplo, de roupas mais pesadas (como ternos, casacos e jaquetas de couro), roupas sociais em geral, itens de viscose, lã, seda e outros tecidos mais finos e/ou com bordados e aplicações, como é o caso dos vestidos de festa. 

Além das roupas propriamente ditas, a lavanderia a seco também é recomendada para a limpeza de diversos tecidos e superfícies, tais como cortinas, estofados, tapetes, cobertores, colchões e carpetes. 

7 vantagens de optar pela lavanderia a seco 

Preservação do tecido e maior durabilidade

Talvez essa seja a principal vantagem dessa alternativa de higienização: no processo a seco, as fibras dos tecidos são bem menos agredidas, evitando quaisquer danos e aumentando consideravelmente a vida útil das peças.

Em contrapartida, a lavagem convencional (realizada com água e sabão) “incha” as fibras das roupas, que encolhem novamente após a secagem. Essa “movimentação” pode deformar as peças, desgastando-as ao longo do tempo. 

Eficiência na remoção de manchas 

Pense em manchas “impossíveis”, que já se impregnaram nas fibras e parecem um  caso perdido. Pois bem – a lavanderia a seco pode entrar em cena para remover essas sujidades mesmo quando todas as técnicas falharam. 

Aliando eficácia e rapidez contra as manchas, o serviço profissional aplica os solventes e químicos mais adequados para cada tipo de tecido, além de contar com os jatos de ar comprimido para renovar completamente o visual da roupa. 

Economia de água 

Já abordamos, aqui no blog, que optar pelas lavanderias é muito mais sustentável do que lavar roupa em casa. Nesse sentido, a lavagem a seco traz um benefício adicional: o processo é ainda mais ecológico do ponto de vista do consumo de recursos naturais. 

Isso porque, ainda que o procedimento envolva alguma umidade, o gasto de água é drasticamente reduzido. Em comparação a uma máquina de lavar doméstica, lavar a seco economiza até 18 litros de água por quilo de roupa!

Prevenção de ácaros, mofo e mau odor 

Como a umidade gerada pelo processo é muito baixa, a lavagem a seco também tem como benefício prevenir o surgimento de ácaros, mofo e odores desagradáveis. A secagem das fibras, afinal de contas, é muito mais rápida. 

Limpeza de tecidos finos sem causar danos 

Não por acaso, as peças de seda e outros tecidos delicados muitas vezes exigem um serviço de lavanderia a seco. Contando com forma, modelagem e brilho especiais, esse tipo de roupa pode se estragar facilmente com a limpeza normal, mas é muito bem preservado com o uso de solventes por profissionais. 

Praticidade para lavar roupas sociais e de festa 

Lavar peças especiais como roupas sociais, ternos, vestidos de festa, peças com paetês e outros detalhes costuma ser uma grande dificuldade em casa. Muitas vezes, apesar do tempo e dos esforços gastos, o resultado ainda não sai como o esperado e/ou acabamos estragando os tecidos. 

Para manter a beleza e a durabilidade dessas peças, a opção mais prática e acertada é mesmo contar com uma lavanderia a seco. 

Qualidade e agilidade

Sim, é possível tentar apostar no método da limpeza a seco em casa. No entanto, é claro que o serviço profissional é sempre muito mais eficiente, ágil e cuidadoso – afinal, trata-se de uma equipe especializada que se utiliza de maquinário adequado, expertise e os melhores solventes para cada tecido. 

Vale lembrar, ainda, que o processo de limpeza a seco é um dos mais eficazes e ágeis que existem. Substituindo o uso da água por um produto que melhora a performance da higienização, a lavagem oferece excelentes resultados em um curto período de tempo. 

E então, gostou de saber mais sobre essa alternativa de higienização e seus benefícios? Contar com um serviço de lavanderia a seco é sinônimo de mais praticidade, qualidade na limpeza e durabilidade para suas peças.

Continue a acompanhar o blog para mais dicas valiosas para o seu dia a dia. Até a próxima! 

[rock-convert-cta id=”4845″]

Créditos da imagem de destaque: pressfoto

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!