Como limpar tapete: dê adeus para as alergias

Afinal, como limpar tapete? Quando o assunto é deixar a casa mais aconchegante, aquecida e com um toque extra de decoração, esses itens são grandes queridinhos dos moradores. Porém, estando no chão e recebendo toda a sujeira dos sapatos (sem falar na poeira do ambiente), essas peças podem se tornar vilãs da saúde – e da estética – se não houver a higienização adequada. 

De fato, os tapetes são campeões em acumular pó, ácaros, fungos e bactérias, lado a lado da roupa de cama, dos colchões e das cortinas. Quem tem alergias respiratórias (como as famosas rinites) deve redobrar o cuidado para evitar a proliferação desses microrganismos dentro de casa. 

No artigo de hoje, listamos diferentes métodos com ótimos resultados para colocar em prática e dar um adeus para as alergias. Esclareça todas as suas dúvidas sobre como limpar tapete! 

Como limpar tapete: 9 dicas que funcionam 

como limpar tapete

1. Preparativos da limpeza 

Já começar aplicando produtos e tentando remover manchas não é uma boa ideia. O primeiro cuidado é abrir bem as janelas do ambiente, deixando-o arejado. Dessa forma, você evita que a poeira do tapete fique suspensa no ar, o que é um “veneno” para as crises alérgicas. 

Depois, independentemente do material do tapete e antes de qualquer limpeza, lance mão de uma higienização prévia com o aspirador de pó ou a vassoura

2. Método (caseiro) de limpeza a seco 

Muito recomendada para a conservação dos tapetes, a limpeza a seco pode ser realizada de maneira profissional (e com alto nível de qualidade) nas lavanderias, mas o método também pode ser realizado em casa. 

Vale lembrar que certos tipos de tapetes (como os de couro, fibras, pele, estampados e de materiais mais delicados) só podem ser lavados desse modo. Na água, esses materiais podem se danificar e até mesmo apodrecer! 

A receita é a seguinte: misture proporções iguais de amido de milho e bicarbonato de sódio em um recipiente. Depois, aplique a mistura por todo o tapete e deixe agir por alguns minutos. 

Durante o tempo de ação, os ingredientes vão absorver a sujeira, os resíduos e o pó impregnados nas fibras. Em seguida, basta remover a mistura com o aspirador. Funciona bem!  

Leia Mais: Como lavar roupa a seco na lavanderia: entenda o processo 

3. Receita com amaciante para tapetes felpudos 

Os tapetes felpudos, que são mais volumosos e contam com mais superfície para “atrair” a sujeira, pedem cuidados especiais para uma boa higienização. Aqui, o amaciante é seu aliado! 

Em um borrifador, misture água, amaciante e detergente neutro para obter uma solução bastante aquosa. Depois, aplique-a ao longo da extensão do tapete, umedecendo-o. Com uma escova macia para roupas, vá esfregando os pelos e removendo as manchas. Finalize o processo passando um pano úmido e deixe secar à sombra.

Vale lembrar: se o tapete não estiver muito sujo ou manchado, dá para usar somente o aspirador de pó ou uma vassoura de cerdas macias. Atenção: esse tipo de tapete deve ser limpo ao menos 2 vezes por ano! 

4. Receita com vinagre 

Indicado para tapetes e carpete, o vinagre é uma excelente pedida para acabar com os germes, além de extrair o mau cheiro e as manchas. 

Em um balde cheio de água morna, misture 3 xicaras de vinagre branco e um pouco de detergente neutro. Priorizando as áreas manchadas e encardidas do tapete, aplique a solução e esfregue. Depois, é só finalizar com um pano úmido. O odor do vinagre irá se evaporar e sumir totalmente! 

Extra para limpar xixi de pet: quem tem um animalzinho de estimação, sabe que o tapete acaba sendo alvo de sujeiras indesejadas. O vinagre também é ótimo para limpar a urina do seu pet! Primeiro, use várias folhas de papel absorvente para remover o máximo do líquido. Em seguida, borrife o vinagre puro no local. O ingrediente vai eliminar o mau odor, matar as bactérias agir neutralizando a acidez da urina. 

Leia Mais: Casa arrumada: como organizar espaços pequenos?

5. Como limpar tapete de borracha 

De limpeza fácil, os tapetes de borracha podem ser lavados na própria máquina de lavar (caso sejam menores). Se forem grandes, esses itens podem ser higienizados com vassoura ou aspirador de pó, com o uso posterior de pano molhado com detergente e água. 

6. Dica para limpar carpete 

Se a dúvida é como limpar tapete, os carpetes também merecem atenção! Quem tem o material em casa sabe como a limpeza frequente é fundamental para manter a boa saúde dos moradores. Limpe ao menos uma vez ao mês! 

O método mais simples e eficiente para o carpete é investir apenas no aspirador (especialmente se não houver manchas ou resíduos). Caso haja uma sujeira maior, passe um pano levemente úmido em uma solução de água e vinagre – nada de produtos químicos ou mais fortes! 

De todo modo, se for fazer uso de (pouca) água, mantenhas as janelas abertas para criar uma corrente de ar. Caso o carpete não seque totalmente, o resultado será mofo! 

7. Limpeza de tapetes sintéticos 

Assim como os feitos de borracha, os tapetes sintéticos são de lavagem simples, mas exigem cuidados. É o caso dos itens feitos de poliéster e náilon. 

Nesses casos, o ideal é lavar com água e sabão neutro, sempre deixando secar ao sol. Esta última etapa, inclusive, vale a pena ser destacada: se não forem completamente secos, os tapetes sintéticos ficam com mau cheiro. 

Nesse sentido, uma medida eficiente é aplicar um pouco de vinagre nos itens depois da limpeza, neutralizando os odores. 

8. Evite ao máximo os produtos químicos 

Quando o assunto é como lavar tapete, convém sempre evitar os produtos químicos na higienização. Como vimos, soluções caseiras e mais naturais cumprem bem o recado, evitando danos no tecido, perda de cor e aspecto desgastado. No máximo, aposte nos sabões e detergentes neutros. 

Além de ser mais sustentável, esse cuidado também contribui com a saúde da sua família, evitando a exposição a agentes químicos. 

9. Considere a limpeza profissional de uma lavanderia 

Não há como negar: garantir uma higienização 100% do seu tapete exige o profissionalismo de uma lavanderia. Contando com diferentes limpezas para as necessidades de cada material (incluindo a limpeza a seco), esses estabelecimentos contam com profissionais especializados para eliminar até mesmo os microrganismos de remoção mais difícil, acabando com as possibilidades de alergias. 

Vale lembrar que o serviço pode ser contratado tanto em situações de urgência (grandes manchas, derramamento de substâncias) como também de maneira preventiva, garantindo que o tapete esteja sempre impecável. 

Dentre as vantagens da limpeza profissional, estão a remoção de toda a sujeira e os resíduos de alimentos, a “cara de nova” dada para a peça, a possibilidade de recuperar o tapete após eventos específicos (como inundações e obras) e a completa eliminação de resíduos corporais e de animais. 

–> Conheça os serviços da Lavemcasa, sua lavanderia delivery por aplicativo! 

E aí, gostou do conteúdo? Esperamos que tenha esclarecido suas dúvidas sobre como limpar tapete e manter a peça sempre bonita. Continue a acompanhar o blog e aproveite para conferir nossas dicas para higienizar outro item “acumulador de ácaros” – o colchão! 

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!